Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Confiança do consumidor paulista recua


O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), em parceria com a PiniOn, alcançou, em fevereiro, 107 pontos, o que representa uma baixa de 1,8% em relação a janeiro e 2,7% em comparação com o mesmo mês de 2023. Essa é a terceira queda mensal consecutiva e o primeiro recuo em termos interanuais, o que não ocorria desde fevereiro de 2021. Apesar disso, o ICCP permanece no campo otimista (acima de 100 pontos).
No recorte das classes socioeconômicas, houve uma queda generalizada da confiança, enquanto na composição do índice, em geral, piorou a percepção das famílias em relação à sua situação financeira e de emprego atuais. A deterioração foi ainda maior em termos das expectativas sobre as variáveis anteriores e a economia brasileira, com um recuo mais intenso do que aquele observado no mês passado na segurança no emprego.
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, explica que a queda na confiança se manifestou na diminuição da quantidade de pessoas dispostas a adquirir bens de alto valor, como automóveis e imóveis, além de produtos duráveis como geladeiras e fogões. “A disposição para investir também foi prejudicada, evidenciando uma desaceleração ainda mais significativa", completa.