Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Estudo da Juntos Somos Mais mostra a expectativa dos varejistas no pós-crise


Pesquisa realizada pela Juntos Somos Mais, ecossistema do varejo da construção civil, que contempla mais de 75 mil varejistas e mais de 20 empresas do setor da construção, aponta que 86,3% dos proprietários de lojas de material de construção em todo o País acreditam que vão passar pela crise com algum impacto, mas sem problemas maiores.
Com objetivo de aprofundar e entender, ainda mais, o cenário brasileiro em relação ao setor da construção civil, a entidade ouviu 1.456 proprietários de todas as regiões brasileiras entre os dias 12 e 16 junho para entender o funcionamento das lojas do setor durante a pandemia.
O setor da construção civil foi considerado essencial em diversas regiões do Brasil. Dessa forma, poucas lojas estavam totalmente fechadas em maio (4,5%). No mês de junho, com a flexibilização do isolamento social em várias partes, o número caiu (1,2%).
De acordo com o levantamento, o maior destaque vai para a quantidade de lojas totalmente abertas - 19,3% em junho em relação a maio - sem restrição de horário de atendimento. Em maio, as lojas totalmente abertas representavam 56%, enquanto as que estavam com redução de horário eram 39,5%.
Já em junho, as lojas totalmente abertas passaram para 75,3% e aquelas operando com redução de horário eram 23,5%. Apesar de a maior parte das lojas estarem abertas e funcionando normalmente, a maioria está realizando controle de acesso: cerca de 79,2% estão funcionando com restrições.
Segundo o estudo, os diferentes formatos que o varejista encontrou para vender durante a crise seguem ganhando espaço. Em maio, 43.6% das lojas possibilitaram a compra remota com entrega. Em junho, esse número saltou para 60,6%. A compra remota com retirada no ponto de venda era oferecida apenas em 11,9% das lojas em maio e passou para 30,9% em junho.
Nesse cenário, o telefone e, principalmente, o WhatsApp ganharam relevância quando comparado com o período pré-Covid. Antes da pandemia, o principal canal de vendas em 90% das lojas era o cliente presencial, seguido por 4,8% do telefone e 3,8% do WhatsApp. Após a pandemia, a venda presencial caiu para 60,4% enquanto o WhatsApp assumiu o segundo lugar com 20,3% e o telefone aumentou para 17,0%.
Em relação ao futuro da loja, foi percebido um crescimento no número de proprietários (86,3%) que não veem forte impacto no negócio: cerca de 43,1% acreditam que vão atravessar a crise com problemas graves, 43,2% opinam que sofrerão algum impacto, mas sem maiores problemas.
Quando perguntados sobre o impacto da pandemia no faturamento de 2020, 60,6% enxergam que não haverá impacto, o que representa um crescimento de quase 40 pontos percentuais na comparação com a pesquisa de maio. O otimismo com relação ao volume de vendas do ano está presente em todas as regiões do País, sendo que o maior crescimento dessa percepção está no Nordeste, que viu um salto de 45,7 pontos percentuais na proporção de proprietários que preveem 2020 sem impactos.
A projeção positiva por parte dos proprietários de lojas de materiais de construção é refletida também na quantidade de varejistas que apontaram não ter precisado tomar crédito até o momento. A pesquisa aponta que 61,5% dos revendedores não precisaram desse auxílio. Entretanto, dos 38,5% restantes, apenas 39,0% conseguiram captar nas condições que precisavam; 20,9% captaram em condições desfavoráveis, 30,5% desistiram por conta de condições "não aceitáveis" e 9,6% tiveram sua solicitação reprovada. "A construção civil passou cinco anos com decréscimo do PIB e o varejo aprendeu a viver na crise, tornando-o mais preparado para enfrentar esse momento. Há muita resiliência e criatividade no setor, mas há muito ainda o que fazer, especialmente na digitalização do varejo", comenta Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.

Fonte: Revista Anamaco