Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Otimismo de empresários da construção em março está acima da média histórica, informa CNI


O Índice de Confiança dos Empresários da Construção para os próximos seis meses subiu para 57 pontos em março, segundo a Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final do último mês. O número está 4,1 pontos acima da média histórica, representando otimismo. A pesquisa possui uma escala de zero a 100 ponto, onde números inferiores a 50 representam retração.

A CNI ainda mostrou que, pela primeira vez desde fevereiro de 2013, o indicador de percepção sobre as condições atuais ficou em 50,3 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos. Isso mostra que os negócios pararam de piorar, já que o indicador aumentou 0,7 pontos em relação a fevereiro e ficou em 60,5 pontos.

Todos os indicadores de expectativa ficaram acima dos 50 pontos em março. O de nível de atividade subiu para 56,5 pontos e o de número de empregados aumentou para 54 pontos.

Mas os empresários continuam pouco dispostos a investir. Uma das causas para a baixa intenção de investir é a elevada ociosidade do setor. O nível de utilização da capacidade instalada na indústria da construção ficou em 57% em fevereiro, ou seja, 43% das máquinas, equipamentos e do pessoal do setor ficaram parados no mês passado.

A Sondagem Indústria da Construção foi feita entre os dias 1º e 13 de março com 599 empresas. Dessas, 203 são pequenas, 265 são médias e 131 são de grande porte.