Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Diminui a ociosidade na indústria da construção, informa a CNI


Em dezembro de 2017 o nível de utilização da capacidade de operação da indústria da construção era de 58%. Em 2018, ele chegou as 60%. Com isso, a ociosidade chegou ao menor nível desde julho de 2015, chegando a 40%. Os dados são da Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final de fevereiro.

A pesquisa ainda mostra que em janeiro também diminuiu o ritmo de queda do nível de atividade e de emprego na construção. O índice de nível de atividade atingiu 45,6 pontos, 6,3 pontos acima de janeiro de 2017. O indicador de número de empregados ficou em 43,9 pontos, ou 5,5 pontos maior do que o de janeiro do ano passado. Mas os dois indicadores continuam abaixo dos 50 pontos o que indica queda na atividade e no emprego.

Para Flávia Ferraz, economista da CNI, há sinais de melhora no setor. “a recuperação da crise depende da consolidação do crescimento econômico e do emprego. Com isso, haverá o aumento dos investimentos em obras e as famílias terão segurança para buscar financiamento e comprar a casa própria”, afirma.

Os empresários estão pouco dispostos a investir, podemos perceber isso pelo índice de intenção de investimentos ficou em 32,1 pontos em fevereiro. O indicador varia de zero a cem pontos e quanto maior o índice, maior é intenção de investimentos do setor.

O índice de confiança dos empresários ficou 0,9 ponto abaixo de janeiro, chegando a 57 pontos. Continua acima da média histórica, embora mantenham o pessimismo com as condições atuais das empresas, os empresários apostam na melhoria dos negócios para os próximos seis meses. Isso mostra que os empresários continuam otimistas e esperam o crescimento do nível de atividade e do emprego.

Esta edição da Sondagem Indústria da Construção foi feita entre 1º e 19 de fevereiro com 608 empresas do setor. Dessas, 205 são pequenas, 269 são médias e 134 são de grande porte.