Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Meirelles: Cartão Reforma deve dar impulso à construção civil


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a dizer que o País está vivendo um momento importante de recuperação na economia. Ele repetiu que o Brasil superou a maior recessão da história e está crescendo desde o começo do ano.

“Com a mudança do governo no ano passado começamos a ter a recuperação da economia que se consolidou a partir do primeiro trimestre deste ano”, afirmou, em cerimônia na qual o presidente Michel Temer realizou a entrega simbólica dos primeiros Cartões Reforma. “O Brasil é um paciente que já saiu da UTI e não corre mais riscos”, completou.

Ele lembrou que é normal que alguns segmentos cresçam primeiro que outros e ressaltou que é importante que o governo avalie medidas setoriais de estímulo voltadas para os segmentos que ainda não retomaram a atividade.

Meirelles destacou que o setor agrícola está saudável e tem ganhos de produtividade. Ele citou também boa parte dos segmentos de serviços, que apresentam recuperação. “O consumo das famílias mostra resultados muito bons, inclusive na compra de duráveis, que é um investimento feito pelo consumidores. Sendo assim, as vendas de duráveis é um ótimo indicador de confiança”, avaliou.

Já sobre os investimentos, o ministro apontou que os investimentos em máquinas e equipamentos vão bem, mas ponderou que os investimentos na construção civil ainda não se recuperaram. “É normal que demore um pouco mais, mas temos que olhar o setor da construção com atenção, porque é um setor que gera muitos empregos e constrói moradias”, acrescentou.

Segundo Meirelles, o governo tem atuado em diversas frentes para estimular o setor da construção, inclusive no crédito. “O Cartão Reforma se insere neste trabalho do governo de impulso à construção civil e tem um componente fortíssimo social. O programa beneficia as camadas que de fato precisam dessa ajuda e, desta forma contribui para a melhoria da distribuição de renda”, acrescentou.