Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Diminui pessimismo sobre futuro econômico do País, informa Acrefi


Os brasileiros estão menos pessimistas em relação ao futuro da economia do País, segundo pesquisa da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), realizada pela TNS, empresa de pesquisa de mercado. Levantamento trimestral da entidade divulgado na última quinta-feira (4) aponta um recuo nesse indicador de 12% em março para 6% em junho. A parcela de otimistas, por sua vez, passou de 16% para 18% na mesma base de comparação.

No segundo trimestre também aumentou, para 17%, o número de entrevistados que acreditam em uma melhora da capacidade de financiamento, como carro ou casa. Em igual período do ano passado esse indicador estava em 16%.

Em meio ao acirramento da crise política, a intenção de abrir um novo financiamento imobiliário diminuiu, passando de 54% no primeiro trimestre para 42% no segundo trimestre. No último trimestre de 2015, a intenção de financiamento estava em 44%. A inflação elevada também ajuda a explicar a queda no levantamento mais recente. Nos últimos 12 meses até junho a inflação foi de 8,84%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O pessimismo com relação à oferta de crédito também diminuiu. O porcentual dos que acreditavam que o cenário iria piorar diminuiu de 62% no primeiro trimestre para 57% no segundo trimestre. Na mesma base de comparação, a perspectiva de piora na taxa de juros recuou de 75% para 68%. 

Ao mesmo tempo, entre os entrevistados de maior poder aquisitivo a tendência para entrar em um financiamento cresceu no segundo trimestre, passando de 18% para 27%. Na classe média, essa intenção também aumentou, de 16% para 20%. Já entre as famílias de renda mais baixa, a fatia dos interessados caiu de 15% para 13%.

Foram ouvidas 1.000 pessoas com idade entre 18 e 65 anos, sendo 52% mulheres e 48% homens no período de 27 de junho a 5 de julho.