Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Juros altos inibem busca por crédito


Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revela que mais de 66% dos empresários paulistas não buscaram crédito em 2022. De acordo com o levantamento “Rumos da Indústria Paulista”, cerca de 18% do total dos respondentes atribuem à elevada taxa de juros o motivo pela qual não se animaram a buscar crédito.
O estudo aponta que mais de 70% das grandes e 50% das micro, pequenas e médias empresas entrevistadas consideram a taxa de juros praticada este ano muito pior do que aquela aplicada em 2021. Dentre os respondentes, 63,8% dizem ter encontrado taxa de juros mensal entre 1,0% e 2,5%, enquanto 25,7% afirmam ter tido acesso a taxas entre 2,5% e 5,0%.
Entre as linhas de crédito buscadas pelos 33,2% dos participantes da pesquisa destacam-se o capital de giro e a antecipação de recebíveis.
Outro dado levantado pela pesquisa mostra que sete em cada dez respondentes conseguiram o crédito solicitado. Dos que não conseguiram, 39,3% responderam que a própria empresa negou a operação, principalmente devido à taxa de juros elevada. Já 35,7% afirmam que as instituições financeiras negaram a operação e usaram a ausência de garantias e o limite já utilizado como justificativas para rejeitar a solicitação.
O levantamento indica, também, que 61,8% dos entrevistados não enxergam a possibilidade de buscar instituições financeiras ainda em 2022 para obtenção de crédito, empréstimo ou financiamento. Destes, 42,9% indicaram que não veem necessidade, seguido por 38,8% que afirmam que a decisão é motivada pela elevada taxa de juros, enquanto 21,8% e 20,5% apontam como justificativa a incerteza em relação ao mercado nacional e a insegurança quanto ao quadro político nacional, respectivamente.
A pesquisa foi realizada com 317 indústrias de transformação do Estado de São Paulo, sendo 2,8% micro; 67,2% pequenas; 24,9% médias e 5% grandes.


fonte: Revista Anamaco